6 de junho de 2009

Autoconhecimento pode reduzir evasão no ensino privado

0 comentários

O final do ensino médio encerra um ciclo de estudos e prepara os jovens para novos vôos içados pela formação universitária. É nessa fase que muitos se sentem pressionados a decidirem o caminho profissional que seguirão pelo resto da vida. Mas, nem sempre essa certeza inicial permanece e muitos desistem no meio do caminho.

Em 2007, o Censo da Educação Superior apontou para o aumento do número de estudantes que ingressaram para o ensino superior privado, 74,57%. Porém, tal volume se fragiliza pelo déficit considerável em relação aos não concluintes.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), apenas 55 % dos estudantes do ensino privado se formam. Uma das causas para a evasão universitária, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Reinaldo Fernandes, é a troca de cursos nos primeiros semestres e a dificuldade de pagar as mensalidades.

Especialistas da área educacional recomendam que habilidades e tendências naturais devam ser levadas em conta no ato da escolha da profissão. Acima de qualquer interesse, a realização pessoal tende a ser a mais importante. Após essa noção, a atitude seguinte é conhecer a profissão escolhida com mais propriedade e se imaginar executando suas atividades cotidianas.

Frequentar palestras e feiras profissionais, além de ler matérias que abordem o dia-a-dia da profissão ajuda na escolha. Atitude que o universitário Ulisses Barreto, 35 anos, demorou a fazer. Segundo ele, só após ter iniciado os cursos de Economia, seguidos pelo de Filosofia e Agronomia e, logo nos primeiros semestres, desistido de todos, é que, finalmente, se encontrou ao ingressar em mais uma Faculdade.

Atualmente, Ulisses, que está cursando o 4º semestre de Publicidade e Propaganda, se diz satisfeito com a sua última escolha.“O curso está realmente me permitindo desenvolver ferramentas para a área que atuo. Acho que agora me encontrei”, concluiu.

0 comentários: